Você sabe para que servem os diferentes tipos de arroz?

Noventa por cento das calorias do arroz vêm dos carboidratos. Meia xícara de arroz cozido representa uma das 6 a 11 porções diárias de carboidratos recomendadas pelos nutricionistas. O arroz integral é significativamente mais fibroso, com 1,6g de fibras por meia xícara, em comparação com 0,03g da mesma quantidade de arroz branco.

O conteúdo de proteína de arroz, entre 2,0 e 2,5mg por meia xícara, fica abaixo de outros cereais, mas o equilíbrio de aminoácidos supera os outros tipos de grãos.

As variedades de arroz enriquecidas contêm ferro e vitaminas do complexo B, e quando combinado com feijão e outras leguminosas, como ervilha ou lentilha, transforma-se em rica fonte de proteína.

Como é de fácil digestão, é útil para restabelecer as funções intestinais depois de uma crise de diarréia, e muito raramente provoca alergias.

 

Diferentes tipos:

Arroz Polido

Conhecido como arroz branco seus grãos podem ser curtos, médios, longos ou redondos. O arroz curto e arredondado é mais utilizado pela culinária oriental e para fazer arroz doce. O grão médio pode ser usado em receitas salgadas ou doces, especialmente indicado para risotos. O arroz longo é o mais utilizado nas preparações salgadas. No processo de beneficiamento, para ficar branco, o arroz perde a casca e a película, onde está concentrado a maior parte dos minerais e das vitaminas. Com isso, restando poucos nutrientes no grão.

Selvagem

Apesar de levar nome de arroz, é uma erva. Tem sabor amendoado, demora mais tempo para cozinhar e vai bem em saladas ou com arroz basmati.

Japonês 

Seus grãos são menores e a quantidade de amido é alta. O sushiman Jun Sakamoto usa o tipo Koshihikari nos sushis.

Basmati

Arroz indiano de grãos longos e com sabor delicado, que lembra ervas e especiarias. Seu preparo leva só água e sal.  

Bomba

Arroz espanhol de grão curto, rico em amido, usado nas paellas. Também é bom para preparar risoto ou arroz doce.  

Carnaroli T

ambém italiano, deixa o risoto mais al dente. Seus grãos são um pouco mais compridos que os outros tipos italianos.  

Jasmim

De grão longo, esse arroz é típico tailandês. Perfumado e gostoso como o basmati. Fica melhor quando feito no vapor.   Vialone Nano Italiano que tem mais amido que outros italianos. Vai bem em risotos e minestrones.  

Preto

Versão brasileira do arroz que teve origem na China. O gosto lembra o pinhão e castanha. Muito bom para fazer paella, risoto, salada...  

Vermelho

É o arroz integral do parboilizado, rico em fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais. Possui um sabor amendoado e cor exótica, além de ser um alimento altamente saboroso. Qual vocë prefere?  

Arbóreo

Italiano, é arredondado, grosso e branco. Ideal para risotos. Tem o cozimento mais rápido que os outros italianos.  

Integral

Uma película preserva seus nutrientes. Tem o sabor rústico. No cozimento, ele pede mais água que o arroz branco.  

Arroz Parboilizado

É um arroz de grão longo submetido a cozimento sob pressão, antes do beneficiamento. Os nutrientes estão presentes no centro do grão. Suas principais vantagens em relação ao polido são maior valor nutritivo e maior rendimento. Sofre um processo hidrotérmico aumentando o valor nutritivo.    

 

Fonte: http://cozinhartaltagastronomia.blogspot.com.br