Em alguns país do sudeste asiático, os agricultores comparam os grãos do arroz a grãos de ouro.

No Japão, até o século XIX, era comum as pessoas pagarem impostos com arroz.  

Numa das principais festas da Malásia, o povo reverencia o deus Konoingan que, segunda a lenda, teria sacrificado sua única filha para que ela se transformasse em um alimento. Qual alimento? O arroz.  

Ainda hoje, em alguns lugares remotos da China, as pessoas mantém o hábito de oferecer tigelas de arroz cozido aos recém-falecidos para que eles possam se alimentar em sua viagem para o além.  

Muitos camponeses do Vietnã fazem questão de ser sepultados em seus arrozais. Ao contrário do que ocorre no Brasil, os enterros vietnamitas são festas com cantos, danças e distribuição de arroz.  

Ao contrário dos vietnamitas, os hani do sul do Japão preferem manter o silêncio nos arrozais. Eles acreditam que os espíritos se assustam facilmente com o barulho e fogem dos campos, tornando a terra infértil.  

O hábito de jogar arroz nos noivos foi importado da China. Conta-se que um poderoso mandarim fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma chuva de arroz, considerado simbolo de fartura pelos chineses. A tradição se arraigou e, com o tempo, acabou se espalhando pelo mundo.   Na Tailândia, a palavra refeição significa “comer arroz”. Aliás, o costume de comer arroz é tão arraigado entre os povos orientais que quando um vietnamita encontra um amigo com o filho pequeno e deseja saber como vai a criança, pergunta: “Quantas tigelas de arroz ele comeu hoje?”.  

Os árabes acreditam que o arroz surgiu de uma gota de suor do profeta Maomé.  

Tal como outros povos do oriente, os japoneses comem arroz no café da manhã, no almoço e no jantar. Eles preparam até doces de arroz, o moti. O saquê, uma das bebidas preferidas dos japoneses, também é à base de arroz.  

Qual o melhor tipo de arroz? É o integral, que contém maior quantidade de sais minerais, vitaminas e fibras (excelentes para o funcionamento do intestino).  

Existem mais de 140.000 variedades de arroz. O preferido dos brasileiros é o arroz do tipo agulhinha, que é muito solto. Os japoneses, por sua vez, preferem o gohan, um arroz mais pastoso e grudento.

Fonte: http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br