Arroz nutritivo que pode substituir o branco e melhorar sua sa├║de

 Você conhece o arroz parboilizado? Sabia que atualmente o Brasil detém a tecnologia de parboilização mais avançada do mundo? Pode ser que pelo nome você não tenha identificado, mas com certeza já comeu esse arroz sem saber.

 

Ele é mais amarelo que o arroz comum, mas só se diferencia na aparência. Na hora de cozinhar vem outra diferença... Ele sempre fica soltinho! E sabe por quê?

 

A palavra parboilizado significa "parcialmente fervido" (partial boiled, em inglês). Na verdade, pegam o arroz com casca e, antes de descascar e polir, submetem os grãos a um tratamento com água quente.

 

Só para esclarecer melhor: O grão de arroz é constituído de casca, película, germe e endosperma. As vitaminas e sais minerais estão concentrados na película e no germe. O endosperma contém, basicamente, amido. A ação da água sobre os componentes solúveis do grão (vitaminas hidrossolúveis e sais minerais) provoca sua migração da camada externa - onde estão mais concentrados - para o interior do grão, deixando-o mais rico do ponto de vista nutricional. Uma vez transferidos para o interior do grão, os nutrientes são aí fixados através da gelatinização do amido, pelo calor. Por isso a denominação de processo hidrotérmico.

 

Não precisa fundir a cabeça com esta explicação técnica. Na verdade, o que é bem bacana de saber é que este tipo de arroz, além de ficar bem soltinho, tem mais nutrientes que o arroz polido comum.

 

Benefícios do arroz parboilizado:

- Rico em proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais;

- Naturalmente mais saudável, pois nenhum composto químico é adicionado ao processo;

- Quando cozido fica sempre soltinho;

- Rende mais na panela;

- Requer menos óleo no cozimento (até 50% menos);

- Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades;

- Alto grau de higiene no processo de industrialização;

- Conserva-se por mais tempo.

 

Fonte: Blog Ana Maria Braga