Cuide bem do seu coração

Aqui vai algumas dicas que vão nos ajudar a cuidar melhor do coração e alertar a quem anda dando pouca atenção para ele:

Controle o sal. A maioria das pessoas gostam de uma comida mais salgadinha, mas o sódio que é encontrado no sal e em outros alimentos, principalmente dos industrializados, eleva a pressão arterial aumentando o risco de doenças cardiovasculares. A dica é que você antes de colocar “sal” na comida, experimente os condimentos naturais, como: Ervas, azeite, alecrim, manjericão, tomilho. Tenho certeza que elas darão um gosto especial e você vai diminuir o uso do sal.   Aumente o consumo de Vitamina C. Se você comer feijão e junto tomar um copo de suco de laranja, você absorverá uma maior quantidade de ferro, e aumenta a saúde das artérias. Ao invés de comer doce de sobremesa, faça uma escolha inteligente, chupe uma laranja, tangerina, tome suco de acerola. Será uma ótima opção.  

Como da boa gordura. Não estou me referindo aquela gordura que usamos pra fazer fritura e nem a do bacon, mas a gordura que há no azeite, na castanha, no abacate. Mas não exagere! Essa gordura boa pois são fontes de vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), participam da formação de hormônios e da nossa saciedade. Além disso aumentam o HDL (é uma forma uma classe de lipoproteínas de alta densidade que variam em tamanho e capacidade, e carregam colesterol dos tecidos do corpo para o fígado.)  

Coma chocolate amargo. Olha que felicidade! O chocolate amargo é um potente antioxidante e fonte de triptofano (que é precursora da famosa serotonina, o hormônio do bem-estar. Gente, eu tomava triptofano em pó pra dormir. Que soninho bom!). Comendo o chocolate amargo em pouca quantidade (20gr por dia) além do bem-estar, o chocolate pode reduzir a obstrução dos vasos sanguíneos.  

Consuma mais fibras. Frutas, legumes, verduras, farelho de trigo, arroz integral, macarrão integral. As fibras ajudam a previnir vários tipos de câncer e nos limpam do excesso de colesterol do organismo.  

Coma mais peixe. Os peixes gordos como o salmão, truta, atum, arenque, cavala e sardinha, que contém o ômega 3 (ão ácidos graxos polinsaturados importantes para o bom funcionamento do organismo dos seres humanos).  

Evite excessos. Coma menos, beba menos (álcool e refrigerante), evite doces, condimentos, temperos prontos. Escolha sempre alimentos naturais, que são importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.  

Beba no mínimo 2 litros de água por dia.