Fa├ža alongamentos

O corpo é constituído por ossos, músculos, tendões, ligamentos e cartilagens. Os músculos são os motores que tracionam os tendões, que movimentam os ossos e fazem o corpo se mover. Para a realização das tarefas diárias, os músculos passam o dia todo recebendo estímulos da contração que, associados às tensões da vida moderna, fazem com que eles encurtem.

Este encurtamento acaba apertando osso contra osso, provocando problemas como dores e deformações. Para manter as articulações em boas condições é preciso fazer exercícios de mobilidade e alongamento!  

Por que se alongar?  

- reduz a tensão muscular, promovendo o relaxamento;

- evita lesões nos músculos e articulações;

- promove movimentos amplos e soltos;

- melhora a circulação do sangue;

- aumenta a flexibilidade;

- amplia a mobilidade das articulações;

- fortalece ligamentos e tendões;

- auxilia no equilíbrio corporal, importante para envelhecimento saudável;    

Dicas importantes:  

- nunca é tarde para começar a fazer alongamentos;

- não espere as dores chegarem e, se chegaram, inicie já;

- independentemente da idade, todas as pessoas devem fazer exercícios;

- alongue-se sempre que puder, antes de se levantar, de se deitar, enquanto assiste à TV;

- procure relaxar enquanto se alonga;

-não ultrapasse seu limite a ponto de sentir dor durante os exercícios;

- permaneça de 15 a 30 segundos esticando em cada posição, se não sentir dor;

- o conforto chega com o tempo, o processo é em longo prazo;

- uma das formas de melhorar a flexibilidade do quadril é sentar-se no chão (sobre um tapete) com as pernas cruzadas, costas retas e apoiadas na parede, cabeça alinhada. Permaneça assim por 10 minutos. Mude a posição das pernas depois de 5 minutos.  

Respiração: respire de forma lenta e rítmica, inspirando pelo nariz e expirando pela boca; isso vai facilitar o exercício e permitir chegar mais longe com menos esforço.  

Pratique 30 minutos de exercício físico por dia. Faça cada movimento parado, por um tempo de 15 a 30 segundos, sempre com os dois lados, direito e esquerdo.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br