Mudar site para idioma português Mudar site para idioma inglês Mudar site para idioma espanhol

Português

Informativos

  • HOME
  • - INFORMATIVOS

01072013

Produtores de arroz vivem um momento de expectativa

 Ariosto Pons é produtor de arroz em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e está preocupado com as contas. Ele está vendendo a saca de 50 quilos por R$ 33, em média, cerca de 15% a mais em relação a 2012.

O problema é que o custo de produção aumentou bem mais do que isso e, para piorar, a safra foi menor.

Desanimados com o preço, os produtores plantaram menos. O clima também não ajudou, além do plantio ter começado com atraso e a cultura sofrido com o excesso de chuva. Com todos estes fatores, Ariosto diz que ainda é cedo para comemorar.

Na fronteira oeste do Rio Grande do Sul quase metade da safra já foi comercializada neste primeiro semestre e mesmo com a quebra de 10% na produção, os arrozeiros estão otimistas porque o preço pago pelo grão deve subir.

“Fala-se em torno de 45% da safra já comercializada neste primeiro semestre. Temos boa expectativa para o segundo semestre que os preços tendem a ter uma certa melhora”, explica Roberto João Basso, presidente Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana.

O Rio Grande do Sul colheu 8 milhões de toneladas nesta safra. A produção na região de Uruguaiana foi de aproximadamente 2,4 milhões de toneladas, cerca de 30% da produção do estado.

Fonte: Globo Rural

Cadastre-se e receba nossos informativos em seu email.

Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado – ABIAP
Rua Chaves Barcelos, 36/605 – Fone: (51) 3227-2366 | CEP: 90.030-120 – Porto Alegre - RS