Mudar site para idioma português Mudar site para idioma inglês Mudar site para idioma espanhol

Português

Informativos

  • HOME
  • - INFORMATIVOS

27022014

Arrozeiros gaúchos comemoram a terceira safra com bons resultados

Os arrozeiros do Rio Grande do Sul, responsáveis por cerca de 65% da produção brasileira de arroz, deram inicio neste sábado, no município de Mostardas, à colheita da safra 2013/2014

Na abertura, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agropecuária, Luiz Fernando Mainardi, destacou que o momento era de comemoração. Pelo terceiro ano consecutivo, depois da grande crise de preços de 2011, os produtores vivem um grande momento.  

O secretário reafirmou, ainda, a importância da articulação do Governo do Estado junto ao Governo Federal, em conjunto com a mobilização dos produtores através de suas entidades, que resultou na injeção de R$ 2,7 bilhões em recursos para debelar aquela crise: “De lá para cá, apreendemos, planificamos a produção, conquistamos novos mercados e, no Estado, estabelecemos uma política de incentivos que beneficia as indústrias locais que compram a produção gaúcha e, por isso, estamos comemorando”.  

Os recursos serviram para escoar a safra e renegociar as dívidas dos produtores. “Essa foi a primeira medida que, numa articulação do governador Tarso Genro com a presidenta Dilma, tomamos para garantir que o produtor não ficasse descapitalizado”, lembrou Mainardi.  

Em uma época de forte crescimento da agricultura e expansão do crédito ao produtor, a meta é manter a estabilidade das lavouras, resultado obtido nos últimos três anos. Nesta safra, 7% já foram colhidos. A estimativa é de que sejam colhidos mais 8,5 milhões de toneladas em mais de 1,1 milhão de hectares no Estado. Novas cultivares criadas pelo Instituto Riograndense do Arroz (Irga) e a rotação de culturas com soja, milho e gado, por exemplo, vão fazer desta safra a segunda maior da história até agora. A Fronteira Oeste está mais adiantada: já colheu 20% da área plantada.  

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Cadastre-se e receba nossos informativos em seu email.

Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado – ABIAP
Rua Chaves Barcelos, 36/605 – Fone: (51) 3227-2366 | CEP: 90.030-120 – Porto Alegre - RS