Mudar site para idioma português Mudar site para idioma inglês Mudar site para idioma espanhol

Português

Informativos

  • HOME
  • - INFORMATIVOS

20032014

O preço mínimo do arroz deve ser reajustado ainda este ano

O preço mínimo do arroz deve ser reajustado ainda este ano. A garantia foi dada pelo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Mostardas (RS), no último final de semana. 

O secretário se comprometeu em atender a reivindicação do setor produtivo do arroz e incluir a proposta de renegociação do preço mínimo do cereal na pauta do ministério.   
“Temos recurso do governo para oferecer EGF [Empréstimos do Governo Federal, instrumento da Política de Preços Mínimos] aos produtores, assim eles vendem no momento oportuno. Vamos levar a proposta do preço mínimo até o Mapa e essa demanda deve ser atendida”, disse Geller.  
O secretário e outros líderes agropecuários presentes no evento comemoraram o bom momento da rizicultura no Estado, que era marcada por uma dívida histórica, renegociada em 2012.   “O arroz do Rio Grande do Sul é de excelente qualidade. Saímos da crise com três safras consecutivas de ótima produtividade e com a saca vendida a R$ 35,00. Aprendemos a ter uma produção equilibrada, sem brigar com o mercado, não produzimos a mais nem a menos. O estoque baixou, não temos mais a grande oferta”, lembrou o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado, Luiz Fernando Mainardi.  

Exportações -   

O Rio Grande do Sul também retomou as vendas ao exterior nos últimos anos, fazendo negócios com mercado como a Nigéria e países da América Central. A  balança comercial brasileira do grão deverá ser positiva pelo terceiro ano consecutivo com a venda de 1,2 milhão de toneladas.   
O Estado gaúcho responde por 70% da safra brasileira e produz um volume equivalente a um terço do da produção orizícola da América Latina. De acordo com o Irga, a previsão para a colheita 2013/2014 é de 8,2 milhões de toneladas no Estado, um aumento de 2,6% em relação ao ciclo passado. A área cultivada é de 1,1 milhão de hectares.  

Fonte: AF News Análises

Cadastre-se e receba nossos informativos em seu email.

Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado – ABIAP
Rua Chaves Barcelos, 36/605 – Fone: (51) 3227-2366 | CEP: 90.030-120 – Porto Alegre - RS