Mudar site para idioma português Mudar site para idioma inglês Mudar site para idioma espanhol

Português

Informativos

  • HOME
  • - INFORMATIVOS

24012012

Cooperativismo é destaque no Fórum Social Temático

  Ministro interino e secretários do Mapa estiveram com o diretor da FAO, José Graziano da Silva, no evento que vai até o próximo sábado.

 

Porto Alegre - O Ano Internacional das Cooperativas marcou uma das atividades no primeiro dia do Fórum Social Temático, em Porto Alegre. O diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), José Graziano da Silva, participou do lançamento do Ano Estadual das Cooperativas no Rio Grande do Sul. O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Carlos Vaz, também participou da solenidade no Palácio Piratini representando o ministro Mendes Ribeiro Filho, que cumpre agenda em Londres.

José Carlos Vaz elogiou a iniciativa do governo gaúcho em criar e promover o Ano Estadual das Cooperativas. “É mais uma oportunidade para fortalecer o setor e as atividades produtivas do Estado e a parceria entre os governos estadual e federal”, disse. O governador do estado, Tarso Genro, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, o secretário de política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha e o Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Erikson Chandoha, também acompanharam o evento.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2012 como o “Ano Internacional das Cooperativas”. O setor cooperativo é responsável por mais de 100 milhões de postos de trabalho em todo o mundo. No Brasil, mais de 300 mil empregos diretos são gerados pelas cooperativas. Todos seguindo os princípios de adesão livre e voluntária; controle democrático e participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; cooperação entre cooperativas; e envolvimento com a comunidade.

Mapa no FSM

Na manhã desta quarta-feira (25), o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Rogério Dias, fará uma palestra sobre Agroecologia e Economia Verde. A apresentação será no auditório da Usina do Gasômetro, às 9h.

Na quinta-feira (26), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, participará de uma mesa sobre o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). O debate será no período da manhã, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Veja a programação completa (sujeita a alterações no decorrer do evento) em:http://www.fstematico2012.org.br/index2.php?link=3

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-3089 / 2203
Débora Bazeggio
debora.bazeggio@agricultura.gov.br


Palavras chave: Fórum Social Temático cooperativismo

Cadastre-se e receba nossos informativos em seu email.

Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado – ABIAP
Rua Chaves Barcelos, 36/605 – Fone: (51) 3227-2366 | CEP: 90.030-120 – Porto Alegre - RS