Mudar site para idioma português Mudar site para idioma inglês Mudar site para idioma espanhol

Português

Informativos

  • HOME
  • - INFORMATIVOS

05092018

Cultivo de azevém na arrozeira é tema de dia de campo

Os palestrantes faram sobre o trabalho de integração lavoura e pecuária

Na última sexta-feira (31), produtores da comunidade de Serra da Pedra, Jacinto Machado e proximidades, se reuniram na propriedade de Adelor José Paulo, associado da Cooperja, para discutir o cultivo de azevém na arrozeira. O evento foi organizado pela Epagri, em parceria com a Cooperja e a Fecoagro.

Na oportunidade, os palestrantes faram sobre o trabalho de integração lavoura e pecuária, com o detalhamento do estudo de caso do seu Adelor, que plantou azevém na cancha de arroz para alimentar o rebanho de gado leiteiro. Foram apresentados os resultados obtidos a partir deste trabalho, seus benefícios e as dificuldades encontradas. Assim como todo o potencial do azevém e as funções de cada elemento químico: Nitrogênio (N), para perfilar; Fósforo (P), para a raiz e; Potássio (K), para encher o grão e aumentar o metabolismo da planta.

Os colaboradores da Epagri falaram sobre a importância de realizar o preparo antecipado do solo e do aumento da produção leiteira e em decorrência, o aumento da lucratividade. O representante da Fecoagro também comentou estes pontos e acrescentou que é necessário fazer o manejo de pastagem correto, inclusive com adubação. Com boa pastagem, o animal retorna em leite e carne.

Já o representante da Cooperja explicou a função do departamento técnico da Cooperja, e como este pode colaborar com os agricultores. Falou ainda sobre os animais em relação ao pasto que consomem; a influência desta na reprodução, doenças e produção de leite.

O evento foi, com certeza, uma fonte de conhecimento para produtores de gado leiteiro. Quem participa de, Dias de Campo, treinamentos e atividades desta natureza estão um passo à frente dos concorrentes. Terão maior lucratividade e melhor aproveitamento da propriedade.


fonte

Cadastre-se e receba nossos informativos em seu email.

Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado – ABIAP
Rua Chaves Barcelos, 36/605 – Fone: (51) 3227-2366 | CEP: 90.030-120 – Porto Alegre - RS