Mudar site para idioma português Mudar site para idioma inglês Mudar site para idioma espanhol

Português

Informativos

  • HOME
  • - INFORMATIVOS

26122012

Parceiros buscam inserir arroz e feijão na campanha Alimentação Equilibrada e Saudável

Os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, da Saúde – MS, do Desenvolvimento Social – MDS e a Embrapa realizaram recentemente três reuniões para discutir como valorizar o arroz e o feijão, aproveitando iniciativas já conduzidas em âmbito federal.

Na primeira reunião, realizada em 6 de novembro de 2012, houve a constatação de que os programas e as ações coordenadas pelo MS e MDS, dentro da campanha Alimentação Equilibrada e Saudável, atendem aos anseios da Embrapa e do MAPA, para valorização do arroz e do feijão. Na segunda reunião, em 28 de novembro, o MDS, o MS e o MAPA especificaram as atividades desenvolvidas e o Sebrae-DF expôs experiências que estão sendo realizadas com a cultura da mandioca.

Na terceira reunião, em 13 de dezembro, foram identificados os programas e as ações considerados mais pertinentes aos resultados esperados. Fruto desses encontros, foram definidos como públicos alvo da campanha os adolescentes de escolas públicas e dos Centros de Referências de Assistência Social. Esses centros estão presentes em todos os municípios brasileiros e a proposta é destacar, dentro do programa de educação alimentar já conduzido, os valores nutricionais e funcionais do arroz e do feijão. Já, no ambiente escolar, a proposta é utilizar o Programa Saúde na Escola – PES, vinculado às instituições públicas.  

Para a produção de material informativo e pedagógico, ficou estabelecido que a Embrapa irá empreender levantamento junto a instituições de pesquisa e ensino, para identificar conteúdos (publicações), assim como para reunir novos parceiros que estejam dispostos a participar do projeto.

Está prevista uma nova reunião em 30 de janeiro de 2013, para que a Embrapa apresente os possíveis novos parceiros do projeto e para que o MS e o MDS detalhem o perfil dos adolescentes participantes das atividades nos Centros de Referências. Além disso, no início do ano, serão discutidas estratégias para a obtenção de recursos visando à realização do projeto.  

Fonte: http://www.cnpaf.embrapa.br

Cadastre-se e receba nossos informativos em seu email.

Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado – ABIAP
Rua Chaves Barcelos, 36/605 – Fone: (51) 3227-2366 | CEP: 90.030-120 – Porto Alegre - RS