Mudar site para idioma português Mudar site para idioma inglês Mudar site para idioma espanhol

Português

Informativos

  • HOME
  • - INFORMATIVOS

20022013

Cultivo de feijão na safrinha e nova cultivar de arroz serão apresentados em dia de campo

O 3º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados será promovido pela Embrapa e a Famato nesta sexta-feira, dia 22, em Sinop, no Mato Grosso

Nos últimos anos a área plantada com feijão na safrinha vem aumentando em Mato Grosso. Os motivos desta expansão e as estratégias para o plantio serão um dos temas discutidos no 3º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados, que a Embrapa e a Famato Promovem nesta sexta-feira, dia 22, em Sinop (MT). No evento, que terá inscrições gratuitas, a partir das 7h30, também será apresenta a BRS Esmeralda, nova cultivar de arroz que será lançada em breve.  

Estima-se que na atual safrinha o estado terá mais de 30 mil hectares plantados com feijão. O número representa um aumento de 50% em relação ao ano agrícola anterior. Segundo o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Wruck, para que a produção seja satisfatória, é preciso uma série de cuidados que vão desde a escolha das sementes até o manejo de pragas. Questões que serão apresentadas durante o dia de campo.  

“Vou falar da implantação e manejo do feijão safrinha, abordando questões como época de plantio, tratamento de sementes e o principal problema que é a questão das pragas”, afirma Flávio Wruck, que também falará sobre a comercialização da produção.  

Os participantes também conhecerão três cultivares de feijão recomendadas para Mato Grosso: o Ametista, que é um material novo; o Estilo, considerado o melhor material do grupo carioca validado para o estado; e o Radiante, que é um material especial, do grupo rajado, de grão maior.  

Arroz  

O plantio direto do arroz e os materiais BRS recomendados para Mato Grosso também serão mostrado aos participantes do 3º Dia de Campo sobre Sistemas Produtivos.  

Dentre os materiais apresentados, destaque para a BRS Esmeralda, que será lançada este ano pela Embrapa Arroz e Feijão e, de acordo com os pesquisadores, tem grande potencial produtivo para o estado. A BRS Pepita, BRS Sertaneja e BRS Monarca completam a lista de cultivares que serão vistas no campo.  

“Todas estas cultivares foram plantadas no sistema plantio direto, que é uma prática conservacionista. Hoje sabemos que a preocupação com a conservação do solo é mundial. Então é importante que o produtor conheça as condições necessárias para fazer o plantio direto do arroz”, alerta a pesquisadora Isabela Furtini.  

Dia de Campo  

O 3º Dia de Campo sobre Sistemas Integrados é uma realização conjunta da Embrapa e da Famato e faz parte da parceria firmada entre as instituições para fomentar a transferência de tecnologia em Mato Grosso. Além da estação temática sobre arroz e feijão, o evento terá palestras sobre doenças da soja na safra 2012/2013, cultivares de soja convencionais e geneticamente modificadas, uso de sensores na adubação nitrogenada de cobertura de milho safrinha, consórcio milho/crotalária e milho/braquiária, recomendações para implantação de sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), sistemas agroflorestais (Safs); impacto para o produtor do novo código florestal; e opções de plantas forrageiras.  

O evento é destinado aos agentes de assistência técnica e extensão rural, produtores rurais, estudantes, professores e demais profissionais ligados à produção agropecuária. As inscrições são gratuitas e serão feitas na hora e local do evento. Em caso de grupos organizados, as inscrições poderão ser feitas antecipadamente pelo telefone  66 3211-4223.  

Fonte: Planeta Arroz

Cadastre-se e receba nossos informativos em seu email.

Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado – ABIAP
Rua Chaves Barcelos, 36/605 – Fone: (51) 3227-2366 | CEP: 90.030-120 – Porto Alegre - RS