Mudar site para idioma português Mudar site para idioma inglês Mudar site para idioma espanhol

Português

Informativos

  • HOME
  • - INFORMATIVOS

07032013

Embrapa lança, no RS, variedade de arroz destinada à produção de etanol

Grão é resultado de oito anos de pesquisas desenvolvidas em Pelotas.

 

 

Diferença entre o grão de arroz comum e o arroz desenvolvido pela Embrapa

A nova linhagem ganhou o apelido de arroz gigante porque o tamanho do grão é duas vezes maior que o do arroz comum e também porque tem o dobro da quantidade de amido, o que representa grande vantagem para a produção de etanol.

 

O estado importa hoje 98% do etanol que consome e com a produção a partir do arroz, a meta para a safra do ano que vem é produzir metade do volume do combustível comprado de outros estados.

 

“Num volume de produção em termos de área, se atingíssemos 10% da área do estado, o restante destinado para a produção de alimentos, apenas esses 10% estariam produzindo etanol suficiente para reduzir em 50% a importação de etanol no Rio Grande do Sul", explica Ariano Magalhães, pesquisador da Embrapa.

 

O manejo da nova variedade é o mesmo do arroz comum, só que o grão gigante deve ter 40% a mais de produtividade. Além do uso na produção de biocombustível, ele pode ser usado também na alimentação animal e humana, mas a produção vai ser limitada pelas próprias usinas para evitar que os produtores migrem das lavouras do cereal comum para a produção de etanol.

 

"Todos ganharão no sentido de que não haverá excesso de produção do arroz para consumo humano porque quando isso acontece, o preço cai muito na hora da colheita".

 

Para se chegar a essa cultivar foram necessários oito anos de pesquisa. A primeira safra deve ser plantada no segundo semestre deste ano.

 Fonte: Planeta Arroz

Cadastre-se e receba nossos informativos em seu email.

Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado – ABIAP
Rua Chaves Barcelos, 36/605 – Fone: (51) 3227-2366 | CEP: 90.030-120 – Porto Alegre - RS